Live marca 128 anos do Corpo de Bombeiros
Por conta do Coronavírus, os bombeiros voluntários inovaram na comemoração de aniversário com evento online. A celebração só tinha sido cancelado uma vez, na I Guerra mundial.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, CBVJ, realizou no dia 13 de julho, um evento em comemoração aos seus 128 anos. A festa, que faz parte de uma tradição da organização, ocorreu pela primeira vez em forma de live no Instagram por conta das medidas de segurança adotadas em combate à pandemia do Covid-19.
Matheus Cadorin, diretor executivo da Corporação, diz que a medida foi adotada para seguir os protocolos de segurança contra a pandemia, já que os profissionais se preocupam em salvar vidas em primeiro lugar. A saída encontrada foi importante para prestigiar todos os profissionais que compõem o CBVJ. “Deu tudo tão certo que estamos pensando em adotar para os próximos anos”, completa.
Apesar de receber auxílios governamentais, a instituição busca alcançar autossuficiência financeira através de sua loja e dos patrocinadores que doam recursos para a organização. As redes sociais podem ser uma boa forma de ganhar visibilidade e, consequentemente, novos doadores para a organização.
“Nesse período de pandemia abriu-se um caminho maior para que organizações como o CBVJ pudessem utilizar as redes sociais. Antes, havia a necessidade do contato para dialogar com as pessoas de uma outra forma. E a internet, assim como as redes sociais, permite que a gente crie outras estratégias de comunicação com as outras pessoas”, explica Kérley Winques, professora da Faculdade Ielusc e doutora em Jornalismo.
Com o sucesso da primeira live, o Corpo de Bombeiros planeja novos eventos e é possível que a próxima transmissão ocorra no feriado de 7 de Setembro.
Como fazer parte?
Para se tornar um bombeiro voluntário é necessário apenas boa vontade e aptidão. Quase todos os anos abrem as inscrições para a seletiva, a partir da divulgação dos selecionados começa o curso com duração de aproximadamente nove meses. Ele ocorre aos domingos e são abordados aspectos teóricos e técnicos da atividade que será realizada.
Homens e mulheres entre 18 e 50 anos podem se inscrever, é necessário estar em dia com o serviço militar e eleitoral, saber nadar e não possuir condenação por crime doloso.
Todos que finalizam o curso são iniciados na categoria D e ao longo das atividades serão direcionados para uma área específica, como socorrista, mergulhador, escalador, combatista de incêndios, entre outros.
Como aconteceu
A live foi organizada em apenas dois meses. Houve a presença da banda sinfônica e dos representantes dos bombeiros que foram homenageados em 2020. E nos intervalos das apresentações eram veiculados vídeos que simulavam as operações feitas pelos profissionais. Não só isso, a tradição da entrega da machadinha e o título de Sócio Remido também foram cumpridos. “Foi um sucesso, ao longo de todo o evento tivemos mais de 15 mil visualizações”, conta o diretor executivo do CBVJ.
Repórter: Larissa Vasconcelos
Foto: Corpo de Bombeiros de Joinville
Conteúdo produzido para o Primeira Pauta Digital | Disciplina Jornal Laboratório I, 4ª fase/2020.