São Francisco do Sul se destaca no Prêmio Bandeira Azul
Cidade do litoral-norte catarinense teve quatro praias certificadas com o selo internacional
por Arthur dos Passos Arins
No mês de outubro, a cidade catarinense de São Francisco do Sul atingiu o marco de maior número de praias certificadas pelo Prêmio Internacional Bandeira Azul no Brasil.
Realizado pela ONG dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE), Santa Catarina é o estado que acumula maior número de praias certificadas, sendo 18 de 29. São Francisco do Sul se destaca entre as cidades listadas, com quatro praias oficialmente premiadas. Compõem a lista as seguintes praias: Praia do Forte, Praia da Saudade (Prainha), Praia Grande e Praia do Ervino.
O certificado Bandeira Azul é um prêmio ecológico, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos.
A entrega da premiação ocorreu em Niterói, no Rio de Janeiro, dia 11 de outubro, e contou com as presenças de gestores de praias e marinas, secretários de Meio Ambiente e representantes de prefeituras de diversas partes do país.
Renan Canuto, secretário de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, destaca a importância do prêmio para a cidade: “Receber esse prêmio significa conquistar o que há de mais importante no mundo dedicado à gestão de praias. Este trabalho vem sendo desenvolvido pela secretaria, juntamente com a comunidade, que é essencial para que nossas praias continuem com o selo Bandeira Azul”.
Conexão Joinville – São Chico
“São Chico”, como é carinhosamente chamado por moradores, atrai muitos turistas, principalmente nas épocas mais quentes, como é o caso da joinvilense Amanda Krepel, que conta sobre a preferência pelas praias de São Francisco do Sul: “São Chico além de ser uma cidade próxima à Joinville, é um lugar com variedade de praias para todos os gostos. Prainha e Praia Grande tem a minha preferência pelo comércio e bares próximos, o lazer se torna muito mais gostoso em frente à praia e os passeios noturnos mais proveitosos. Itaguaçu por ser mais tranquilo, nas redondezas são moradores da região que ficam por ali, se torna um ambiente mais família e com a praia aconchegante. Cidade perfeita para as férias”.
Pelo fato de Joinville não ter praias, muitos moradores acabam fazendo como a Amanda, buscando opções para aproveitar dias propícios para um bom banho de mar. Nesses casos, os joinvilenses buscam locais pela região e São Chico é uma das cidades preferidas, pois além de ter variedade em praias, também tem muito turismo histórico.