
4ª edição da Noite de Jogos traz reflexão sobre lazer no trabalho
Nessa última sexta-feira (15), a Liga Ágora organizou a 4ª edição da Noite de Jogos, evento que acontece no Ágora Tech Park, situado dentro do complexo do Perini Business Park, na Zona Norte da cidade. O evento contou com apresentação dos organizadores, variados jogos de mesa e a novidade ficou por conta do bingo premiado.
Cerca de 70 pessoas participaram, dentre elas estudantes e trabalhadores que vieram aproveitar as últimas horas da noite para descontrair e conhecer pessoas novas. Gustavo Gomes, funcionário da Clamed Farmácias, comentou sobre sua primeira experiência: “Acho muito legal quando há oportunidades como essa, poder encontrar pessoas com gostos parecidos e, talvez, fazer novas amizades.”
O encontro contou com mesa de pôquer, sinuca, pebolim e ainda um Xbox, para quem é simpatizante dos jogos eletrônicos. Com muita diversão e troca de ideias, ainda houve um último desafio: quem acertasse uma cesta dentre duas tentativas levava um combo do Calzoon para casa.

A realização ficou por conta de Luiza Villatore, de 21 anos, que viu uma oportunidade, enquanto funcionária da Liga Ágora e estudante da UFSC, de trazer uma dinâmica diferente para a semana das pessoas: “Aqui é só trabalho, startup, inovação… por que não pode ter um momento de descontração? Um dia para alguns joguinhos?”, comenta. Inspirada nos grandes eventos de jogos, como a Brasil Game Show (BGS), ela ainda reforça que o projeto é muito jovem, que a cada mês vem se aprimorando e procura conquistar ainda mais pessoas.
Lazer versus trabalho
Segundo estudo feito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e conduzido por Maria de Fátima Aguiar, foram analisadas medidas adotadas por 12 empresas em relação ao lazer no trabalho. Durante um período de seis meses, já foram perceptíveis as mudanças, que trouxeram benefícios tanto na jornada de trabalho quanto na relação social entre os trabalhadores. Alguns efeitos foram: redução do estresse, aumento da autoestima, melhora nas relações interpessoais e impulsionamento da produtividade. Essa prática é vista como uma troca positiva para ambos os lados, contribuindo para ambientes mais saudáveis de trabalho e resultados econômicos positivos.
O embate entre o lazer e a jornada de trabalho vem ficando cada vez mais consolidado, oferecendo bem-estar para os colaboradores. Em períodos pós-expediente, a Noite de Jogos chega para iluminar a escuridão no Perini Business Park para trabalhadores, alunos e famílias.