
Joinville ganha novo espaço sustentável
Praça foi construída 100% com reciclagem de lonas de outdoors, sendo primeira desse tipo no Brasil
No Espaço Clean, foram transformados 2 mil quilos de material publicitário descartado em 76 chapas para paredes, cinco bancos e floreiras, totalizando mais de 1,3 mil metros quadrados de lonas ressignificadas. Fica localizado na rua Pedro Lobo, em frente ao Shopping Mueller. O projeto foi realizado pela Mídia Clean, empresa joinvilense especializada em outdoors e painéis de led.
Em 2025, a empresa se tornou a maior exibidora de Joinville em número de placas, com 200 outdoors e 2 painéis de LED. “É um projeto que une nosso crescimento empresarial com minha consciência ambiental, provando que desenvolvimento econômico e sustentabilidade podem caminhar juntos”, afirma Jocilene Ramos, diretora da empresa Mídia Clean. “A iniciativa reflete meu compromisso pessoal e da empresa com a responsabilidade social e ambiental, transformando o que seria passivo ambiental em benefício para nossa comunidade”, complementa.

O projeto começou seu desenvolvimento em 2024, com buscas por parcerias e empresas que tivessem o mesmo foco sustentável. Nesse momento ocorreu o contato com a Eco local, que afirmou que seria 100% reutilizada as lonas. O processo utiliza equipamentos patenteados com exclusividade para aplicação em materiais de comunicação visual. A diretora comenta que a empresa havia a necessidade de um descarte correto dos materiais, e a Eco veio para solucionar.
“Nos últimos meses, estava curioso para saber o que seria aqui. Após a inauguração, fiquei surpreendido com o projeto e surpreso ao vir pela primeira vez e descobrir que não era uma praça qualquer. Muito bom ter um espaço como esse ao lado da faculdade e saber da importância dele”, explica Pedro Hollas, estudante do curso de engenharia de software do Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
Mesmo com todas as ações sustentáveis sendo benéficas ao meio ambiente, a bióloga e gestora ambiental do grupo Bom Jesus Ielusc, Maria Raquel Migliorini, alerta:
Em 2023, a empresa completou seus 15 anos. Foi nesse momento, que a sustentabilidade aparece como uma preocupação central para Jocilene, “A questão da destinação correta das nossas lonas já me preocupava há tempos, e isso se transformou em uma meta concreta no nosso planejamento estratégico”, ela afirma. A partir disso, começou todo o planejamento.
Outros projetos
Uma das pioneiras em projetos sustentáveis com lonas de outdoor é a empresa Favretto Mídia Exterior. Os projetos realizados são de bancos, vasos e mesas a partir de um processo de reciclagem do material. “A iniciativa nasceu do desafio de dar um destino sustentável às lonas publicitárias utilizadas em campanhas nas ruas. Em 2021, a Favretto Mídia Exterior decidiu transformar esse desafio em oportunidade, criando um projeto inovador e rastreável de reaproveitamento”, afirma Poliny Favretto, gerente de Marketing da empresa.
Os projetos foram distribuídos por diversas instituições da cidade, como o Instituto Pró Rim, Univille, entre outras. “Os espaços são bacanas para nós estudantes. Os intervalos tem mais espaços para sentar ou até mesmo jogar baralho por ali. Importante também o cuidado da empresa com o meio ambiente”, conta Otávio Hille, estudante de educação física da Univille. Poliny ressalta o orgulho da empresa em ser pioneira na responsabilidade ambiental voltada ao descarte correto de lonas publicitárias no setor de Mídia Exterior (OOH).
Os projetos são inovação no município e no país se tratando do tipo de material, e que podem se espalhar a outras cidades, gerando mais sustentabilidade em meio a tantas crises ambientais e climáticas.