
Moving Vôlei vence categoria bronze feminino da Livam 2025
No dia 28 de setembro ocorreu a final feminina da Liga de Vôlei Amador (Livam) em Joinville, no ginásio da Univille. O Moving Vôlei ganhou a medalha de ouro na categoria bronze, garantindo um lugar na categoria prata na próxima edição da competição.
A decisão foi contra as Estelares e o Moving começou o primeiro set abrindo 10-0, com destaque aos ataques das jogadoras Larissa e Thalia. O fim do primeiro set ficou 25-16, deixando o Moving um passo mais perto da vitória. O segundo set começou com as Estelares na frente, porém um bloqueio da central do Moving, Joseliane, empatou o jogo. A final do segundo set foi disputada, mas o Moving levou por 25-21, com o match point sendo um ataque de Joseliane.
O destaque da partida foi concedido à Joseane Lucinéa Rohweder Dalmônico, levantadora do Moving. Confira o depoimento dado logo após a vitória:
Uma jornada marcada por dedicação
O Moving nasceu de encontros informais entre amigos no final de 2022. A ideia inicial era apenas se divertir alugando quadras para jogar, mas com o passar do tempo, o grupo percebeu o potencial de se organizar como equipe. Em março de 2023, a iniciativa ganhou nome, técnico e gestão administrativa. “Fundamos o time no dia 9 de março, com 18 atletas. Hoje já são mais de 60 pessoas envolvidas, em equipes mistas, femininas e masculinas, que participam de competições na região norte catarinense”, relembra Fernanda Zuge, fundadora e presidente do time.
A trajetória até o título não foi simples, a rotina de jogos e o longo calendário exigiram adaptação constante. “É um campeonato longo, vários finais de semana de jogos, e ao longo do período tivemos que lidar em conciliar a agenda. Tivemos atletas lesionadas e, nesses momentos, o time se manteve competitivo e unido”, relata a levantadora Fabiola Maia Wiggers. A ponteira Michele Fabiane Gonçalves Eger revela que os compromissos pessoais e profissionais também impactam, pois muitas vezes coincidem com os jogos, deixando o time desfalcado ou com poucas opções de troca no banco. “Mesmo assim, conseguimos nos manter firmes, apoiando umas às outras e trabalhando com o que tínhamos”, declara a ponteira.

Apesar dos obstáculos, o grupo manteve uma rotina de preparação focada em evolução. “Antes dos jogos, avaliamos cuidadosamente o time que vamos enfrentar. Estudamos de onde vêm os melhores ataques e quais são os pontos fortes e fracos do adversário”, explica Flávia Batista, central do Moving. A metodologia de treinos também foi ressaltada pela central Joseliane Cristina Fermino: “Seguimos por treinos técnicos e táticos, focados nas habilidades do jogo, como saque, recepção, ataque e bloqueio, e na estratégia contra o adversário”.
Para muitas delas, a conquista do ouro teve um peso simbólico. A líbero Jaqueline Meith, que faz parte do projeto desde o início, destaca o envolvimento pessoal na criação do time: “Sempre fui uma das maiores sonhadoras desse projeto feminino. Individualmente, [a vitória] é a realização de um sonho. Como equipe, é a prova de que união, amizade e propósito transformam qualquer desafio em conquista”.
O ambiente de amizade e companheirismo é apontado como um dos diferenciais do time. “O Moving é uma família… aquelas famílias grandes que sempre cabe mais um, igual coração de mãe. Somos bem unidas e tem muita troca fora das quadras, e isso nos aproxima mais”, resume Fabiola. Michele reforça essa visão: “Essa conexão especial vai além do esporte e é o que nos fortalece como equipe”.

Liga de Vôlei Amador chega à quinta edição
Criada em 2020, a Livam surgiu com o objetivo de fortalecer o esporte amador na região e ampliar o acesso à prática do vôlei. A primeira edição aconteceu em 2021 e desde então a competição vem crescendo a cada ano. Em 2025, a Livam chega à quinta edição, reunindo equipes de diferentes municípios e ampliando o número de participantes em todas as categorias.
As disputas são divididas nas categorias iniciante, bronze, prata e ouro. De acordo com o presidente da liga, William Lara Machado, o propósito da Livam vai além da competição: “A liga proporciona integração entre os atletas, momentos de diversão entre amigos, prática de atividades que beneficiam a saúde dos participantes e melhoram a qualidade de vida das pessoas”.