Homicídios caem 19% em SC e Joinville está entre cidades mais seguras do país
Santa Catarina registrou 350 homicídios nos dez primeiros meses de 2025. O número representa uma queda de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 432 casos foram registrados. Os dados são do Relatório Segurança em Números, da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC).
O mês com o maior número de registros foi janeiro, quando 50 homicídios foram registrados. Já julho, com 22 casos, foi o mês com a menor quantidade registrada. Para o secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, a redução destes índices ao longo de 2025 pode ser atribuída ao trabalho integrado das forças policiais e às estratégias dos setores de inteligência.
“Esse resultado é reflexo, especialmente, do monitoramento e do combate às facções criminosas instaladas nos municípios catarinenses, bem como da identificação de grupos oriundos de outras regiões do País que tentam difundir práticas ilícitas no Estado”, afirma.
Além disso, os dados da SSP apontam que outros indicadores de criminalidade também apresentam tendência de queda. Confira abaixo:
Ainda, Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), órgão que atua diretamente na investigação e combate aos homicídios, também destacou que a produção de operações policiais dobrou no Estado neste ano.
“De 2020 para 2021 a produção de mandados de prisão é de busca e apreensão da PCSC caiu 4,3%, subindo um pouquinho (12,1%) em 2022. Em 2023 cresceu 63,23%, continuando a crescer em 2024 e em 2025. A produção de 2025 é o dobro de 2019”, detalhou.
Maior cidade de SC está entre as cidades mais seguras do país
De acordo com o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil, um estudo contratado exclusivamente pela empresa MySide, Joinville ocupa a 3ª posição do ranking, com oito mortes a cada 100 mil habitantes. A estimativa considera apenas cidades entre 500 mil e um milhão de habitantes.
O delegado Dirceu Silveira, que atua na Delegacia de Homicídios (DH) de Joinville, explica que a principal estratégia da Polícia Civil é a inteligência policial, unindo ações desde a telemática até informações com outros canais de diferentes autoridades do município.
“Chegar a um patamar como este é difícil, com certeza, mas o mais difícil de tudo é você mantê-lo e o que a gente faz é se reinventar todos os dias”, reforçou o delegado sobre o trabalho realizado pela Polícia Civil, que colaborou com a colocação no ranking.
Além disso, para alcançar o título, a cidade adotou diversas medidas para melhorar a infraestrutura e segurança. Conforme a Prefeitura de Joinville, o investimento em duas mil câmeras de monitoramento, reforço no efetivo da Guarda Municipal com 88 novos agentes e ainda renovação na frota de veículos contribuíram com o posicionamento no ranking.
“O resultado reflete o alinhamento entre as forças de segurança e impacta diretamente na qualidade de vida de toda a população”, afirma a gestão municipal.