“Se o Brasil ganhar a copa eu vou”… as promessas de catarinenses para o hexa
Pesquisa realizada pelo Primeira Pauta mostra porcentagem de torcedores que confiam no hexacampeonato.
por Vinicius Tóffoli
Antes mesmo da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022, os brasileiros mais empolgados já faziam promessas para a conquista do hexacampeonato. Uma pesquisa realizada pelo Primeira Pauta no mês de novembro revelou o que os catarinenses estão dispostos a fazer pela conquista.
E tem de tudo. Desde descolorir o cabelo até colocar o nome do filho de Neymar. Além disso, o questionário também tinha perguntas como “De qual jogador convocado da Seleção Brasileira você mais gosta?” ou “Você acredita no título do Brasil na Copa do Mundo 2022?”.
Entre os que responderam, 57,5% são homens, e a maior parte é de Joinville, 72,5%. A faixa etária com maior número ficou entre 18 a 24 anos, com 80%.
Confira os rankings completos.
Na parte de jogadores favoritos entre os brasileiros presentes no mundial do Catar, Vinicius Júnior foi o mais escolhido, com 20% dos votos, seguido de Richarlison, 15%, e Neymar empatado com Gabriel Jesus em 10%. Doze jogadores não foram escolhidos nem uma vez. Os atacantes tiveram a maior porcentagem de escolha. Os defensores, junto com os goleiros, foram pouco escolhidos entre os participantes da pesquisa.
Já nas promessas, metade dos que participaram escolheram comprar uma camiseta da Seleção Brasileira, seguido de descolorir o cabelo, 21,9%, e começar uma dieta, 15,6%. Curiosamente, apenas uma pessoa respondeu preferir colocar o nome do filho de Neymar.
Em relação a 2018, a convicção do Hexa aumentou para os brasileiros. Segundo uma pesquisa do Ibope, na Copa da Rússia 59% dos brasileiros acreditava na possibilidade do hexacampeonato mundial. Agora, na pesquisa feita pelo Primeira Pauta, mais centralizada na cidade de Joinville, 82,5% dos catarinenses acreditam no título da Copa no Catar.
Retrospecto da Seleção
A Seleção Brasileira é a única que participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Masculino, desde 1930. São cinco títulos mundiais conquistados (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), dois vice-campeonatos (1950 e 1998), dois terceiros lugares (1938 e 1978) e dois quartos lugares (1974 e 2014) em 20 participações.
Na Copa do Mundo de 2018, a última edição, a Seleção Brasileira foi a cabeça-de-chave e primeiro lugar do Grupo E. Os três adversários do Brasil na Primeira Fase foram Suíça, Costa Rica e Sérvia, definidos em sorteio. Após passar em primeiro lugar com 7 pontos, nossa seleção enfrentou o México nas oitavas de final e despachou a equipe latina por 2 a 0. Nas quartas de final, a equipe enfrentou a Bélgica, e perdeu por 2 a 1, sendo eliminada da competição.
Nem todos pelo hexa
Entre todas as perguntas, uma delas teve a maior porcentagem de unanimidade: “Você acredita no título do Brasil na Copa do Mundo 2022?”. Porém, mesmo com o alto número a favor, houve catarinenses que não compartilham do mesmo sentimento. Do total, 17,5% não acredita no sexto título da Seleção Brasileira no Catar. Objetiva, a pesquisa não dava oportunidade para as pessoas explicarem a resposta.