
Praça Nereu Ramos recebe obras de revitalização
Quase R$ 420 mil serão investidos para construção de novo palco, pisos e cobertura. Previsão de entrega é de três meses
As praças são locais em que os moradores podem se concentrar diversas vezes no ano, seja para descansar nos bancos, para encontrar os amigos e jogar dominó, ou prestigiar eventos esporádicos como o Festival da Cuca ou o Festival de Dança. Uma das praças mais antigas e conhecidas pelos joinvilenses é a Praça Nereu Ramos, que leva o nome daquele que foi o único presidente do Brasil nascido em Santa Catarina. A praça recebeu o nome do político catarinense no final da década de 1930, porque até o início do século XX carregava o nome do maestro e compositor Carlos Gomes.
No mês em que celebra-se o Dia da Praça, a Praça Nereu Ramos, localizada no Centro de Joinville, é contemplada com uma obra de revitalização. O palco da praça é o ponto que recebe as melhorias por parte da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville (Secult). Com edital homologado em março de 2024, o investimento de R$ 419 mil será utilizado para a construção do novo palco com um pergolado metálico, novos pisos e nova cobertura. A obra já iniciada tem o prazo contratual de três meses para ser finalizada.
A última revitalização no local foi realizada em 2021 por meio do Programa Joinville Mais Bonita e, desde então, ela recebe ações de manutenção voltadas para jardinagem e paisagismo, trabalho realizado pela Unidade de Praças e Parques da Secretaria de Meio Ambiente (Sama). “Levando em conta que Joinville é uma cidade que chove muito, qualquer atividade cultural que se tenta fazer, acabamos ficando à mercê dessa chuva. Então, a revitalização do palco da Nereu Ramos é de uma grande importância para nós e ajudaria bastante”, compartilha Pablo Bauer, mais conhecido como KV, MC e organizador da Central de Rimas e Ponto das Rimas.
Dificuldades na utilização do espaço
O palco da praça Nereu Ramos já serviu para alguns eventos da cidade como o Festival das Cucas e também já foi um dos palcos abertos do Festival de Dança de Joinville, mas existem grupos culturais que se utilizam desse espaço semanalmente e encontram certas dificuldades. KV comenta que quando escurece a dificuldade maior é a questão da iluminação que é de difícil acesso, além de faltar também tomadas para utilizarem equipamentos sonoros, por exemplo.
Segundo a Prefeitura de Joinville, além das demais melhorias, uma parede nos fundos do palco será construída para instalar disjuntores e tomadas, isso facilitará o uso para grupos como a Central das Rimas. “A principal finalidade da obra é oferecer estrutura melhor e mais moderna para os eventos e festivais realizados na região central, além de fomentar a cultura e turismo na cidade. Os moradores de Joinville e os turistas serão os maiores beneficiados, pois a obra vai deixar a área mais equipada para a realização desses eventos, o que reflete no desenvolvimento econômico do município”, informa a Prefeitura.
A prefeitura ressalta que a praça Nereu Ramos tem características específicas, por exemplo, o recebimento de eventos no local e de ser um espaço contemplativo, com bancos. Segundo a professora e historiadora Valdete Daufemback, antigamente as praças tinham mais árvores, bancos, gramados e se via a população aproveitar esses espaços realmente para descansar e aproveitar o lazer, antes de serem modificadas e esses elementos de arborização darem espaço para pedras, tijolos e cimento.
Quando a praça tinha grama e mais árvores, ali também tinha um coreto que recebia as bandinhas para tocar nos finais de semana. Depois foi colocado esse palco que já está antigo e precisando de cuidados”.
Valdete Daufemback, professora e historiadora
As praças são locais perfeitos para a convivência dos moradores de uma cidade, e para que essas sejam assim frequentadas e utilizadas, é preciso investir não só na parte de infraestrutura, mas também em questão de arborização. Assim, se torna um ambiente agradável e uma opção de lazer qualificada aos munícipes.