
ANIMANECO abre a 7ª edição e transforma Joinville em palco para o teatro de bonecos
Entre 14 e 24 de agosto, Joinville, São Francisco do Sul e, pela primeira vez, Jaraguá do Sul recebem o 7º ANIMANECO – Festival Internacional de Teatro de Bonecos. A abertura, realizada no Teatro Juarez Machado, reúne um público diverso, famílias, artistas e apaixonados por cultura passam pelo local. Com mais de 170 apresentações programadas, o evento promete movimentar as ruas e espaços culturais das três cidades durante 11 dias.
Segundo o coordenador geral do festival, Cassio Correia, a edição de 2025 chega com novidades importantes, como a estreia dos mamulengos, tradicionais fantoches do Nordeste, e a participação inédita de grupos da Alemanha, Turquia e Armênia.
A gente fez um edital de seleção pública para as inscrições dos espetáculos, foram mais de 480 inscrições de muitos países, tivemos inscrições da Rússia, da Europa, dos Estados Unidos e do México, a curadoria foi muito difícil, mas dependemos de orçamento e precisamos selecionar os espetáculos, foram muitos trabalhos inscritos de uma qualidade muito boa.
Conta Cassio.
A programação deste ano contempla espetáculos para todas as idades, além de oficinas, exposições e um seminário internacional com o tema “Rituais e o Teatro de Animação”. Entre os destaques está “Azul”, peça de abertura que aborda temas como autismo e diversidade, e “Mira”, com bonecos gigantes que encantaram o público logo na primeira noite.
Quem acompanhou a última edição do ANIMANECO, como a jovem Isabela Bohr, garante que a experiência é única “Nós vivemos em uma sociedade tecnológica onde a cultura sempre tem um custo muito alto, então quando somos presenteados com eventos gratuitos, como o ANIMANECO, devemos dar a ele seu devido valor, a arte deve ser contemplada sempre que possível”.
Para muitos, o festival representa mais do que entretenimento, é uma oportunidade de contato direto com diferentes culturas e linguagens artísticas que muitas vezes são pouco valorizadas ou deixadas de lado.
Além das apresentações, três exposições convidam os visitantes a conhecer mais sobre o universo do teatro de bonecos. Uma delas é a mostra “Giramundo – Gêneros e Técnicas de Teatro de Bonecos”, de Belo Horizonte, que apresenta um pouco da história de um dos grupos mais tradicionais do país.

Com atividades espalhadas por 14 espaços em Joinville, apresentações no Aterro e no Cine Teatro X de Novembro, em São Francisco do Sul, e no Teatro do Sesc em Jaraguá do Sul, o ANIMANECO reforça seu caráter de evento acessível, toda a programação é gratuita. A estudante Rafaela da Silveira, que visitou o evento pela primeira vez conta um pouco de sua experiência “Foi uma experiência incrível e com certeza atingiu minhas expectativas e mais, me senti como uma criança encantada, realmente foi a mágico ver cada boneco, hoje foi só o primeiro dia então imagino que vou me encantar cada dia mais.”
Ao longo dos próximos dias, a expectativa é que milhares de pessoas circulem pelos palcos e espaços culturais, consolidando o ANIMANECO como um dos maiores festivais de teatro de bonecos do Brasil.