
Vigésima edição do Eppa chega a Joinville
Joinville receberá nesta sexta e sábado (22 e 23) o Eppa, considerado o maior evento acadêmico de publicidade da região. Promovido pelos alunos da última fase do curso de Publicidade, o encontro tem como objetivo reunir palestras e ampliar a rede de contatos dos participantes. A programação será realizada no Bourbon Convention Hotel Joinville, com ingressos disponíveis no Sympla: R$ 99,99 para um dia e R$ 129,99 o passaporte para os dois dias.
Em 2025, o Eppa celebra sua vigésima edição. Para comemorar o marco, estão confirmadas apresentações com Mariana Gretter (@gretter_x), Kaique Brito (@kaiquebritor), Vivian Maciel (@box1824), entre outros profissionais que trarão conteúdos e dicas ao público. Segundo Samara Ortiz Gonçalves, head de Criação do EPPA Gente e estudante da oitava fase de Publicidade, o evento busca aproximar o setor da publicidade das empresas locais.
“Com seu título Eppa Gente, queremos mostrar que, pela primeira vez, existem 5 gerações no mercado. Contamos com uma programação incrível, com grandes nomes representando marcas como Duolingo e Nubank, além de pessoas por trás de grandes Instagrams/sites/blogs publicitários como a Beatriz Guarezi, do Bits to Brands.”
Além das palestras temáticas, o evento também contará com uma feira, reunindo expositores com produtos diversos, de moda a artesanato. Ernst Matheus Stobberg, integrante da equipe de organização, destaca a variedade de conteúdos presentes na programação.
“Vamos estar com cinco feirinhas que estarão atuando no piso superior do Hotel Bourbon. Elas estarão sendo montadas no início do evento e irão durar até às 18 horas. Com a ideia de ser itens artesanais e tudo mais, muita coisa feita à mão mesmo, já para conectar com a pegada evento.”
O EPPA é promovido no último semestre do curso, com o propósito de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. O projeto oferece uma imersão nos bastidores da realização de um grande evento, proporcionando aos acadêmicos a chance de construir sua rede de contatos e dar os primeiros passos na conquista de clientes. Trata-se de uma ponte entre o meio acadêmico e o mundo corporativo.
Desafios na organização
Produzir um evento não é uma tarefa fácil. Essa foi a missão da 8ª fase do curso de Publicidade e Propaganda do Ielusc. Todos os anos, as turmas formandas têm como responsabilidade a estruturação completa do evento, desde o convite aos palestrantes até a escolha do local. Segundo a aluna e redatora Gabriela de Barros Müller, o maior desafio foi a estruturação entre a turma.
“São muitos detalhes para pensar e, mais que isso, viabilizar, sair do planejamento, tem também a questão do trabalho em equipe – nem sempre é simples chegar em um consenso entre quase 40 alunos – e de conciliar o tempo com desenvolvimento de TCC e tudo o mais. Mas ao mesmo tempo que é um grande desafio, também nos prepara muito como profissionais, é importante para experimentar um pouco de todas as áreas e ter aquela confirmação de onde você melhor se encaixa.”
Apesar das dificuldades, a experiência é vista como um importante diferencial na formação dos alunos. O EPPA exige planejamento, comprometimento e prática colaborativa, reforçando a importância da aplicação dos conhecimentos acadêmicos em situações reais. Para a turma, o evento representa mais do que uma realização: é um marco no encerramento da graduação e um passo rumo ao mercado publicitário.