Skip to content
Logo_PP_2@200x
  • Cultura
  • Economia
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Especiais

Tattoo Show chega à 11ª edição e fortalece cena da tatuagem em Joinville

 Tattoo Show chega à 11ª edição e fortalece cena da tatuagem em Joinville
Programação do Tattoo Show Joinville inclui shows musicais, lojas, exposições de arte, seminários, workshops e outras atrações (Foto: Mateus Carvalho/Primeira Pauta)
4º Semestre Cultura Destaques Joinville e região Jornalismo Digital I

Tattoo Show chega à 11ª edição e fortalece cena da tatuagem em Joinville

by Mateus Carvalho 18 de outubro de 2026

Evento contou com mais de 300 profissionais, promovendo troca de experiências e valorização da arte na pele

Uma tatuagem pode eternizar uma memória, alguém especial ou um momento da vida. No Tattoo Show Joinville, realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, no Square Garden, esses significados se encontram com a arte de profissionais que trazem essas ideias à pele. A 11ª edição do evento reuniu mais de 300 tatuadores e body piercers, profissionais especializados na perfuração corporal para a colocação de joias e adornos. Além dos trabalhos realizados pelos profissionais, a programação conta com shows musicais, lojas, exposições de arte, seminários, workshops, e outras atrações.

Para Sandro Chaves, conhecido como Maga, organizador do evento, o principal objetivo é a integração de profissionais e a divulgação da arte.

“Nós, que somos tatuadores, ainda sofremos um pouco de preconceito, então estamos aqui para profissionalizar ainda mais o nosso segmento e tentar ser reconhecidos cada vez mais”

Maga Tattoo

O Tattoo Show acontece desde 2013 e, segundo Maga, “já faz parte do cenário de eventos da cidade”. Naquele ano, a primeira edição do evento reuniu 78 expositores e contabilizou cerca de 400 tatuagens feitas nos visitantes (Cotidiano UFSC)

Theo Pedrada é tatuador há 28 anos, mora na Europa e já participou de convenções em Portugal, Espanha, Suíça, França, Alemanha, Itália, Noruega e Dinamarca. Segundo ele, “este evento é um dos mais bem organizados do mundo. Tenho um carinho especial, pois vim desde a primeira edição”.

Se por um lado, Theo acumula décadas de experiência, Arno Nemitz, que é personal trainer, participou de uma convenção de tatuagem pela primeira vez, onde serviu como tela, termo utilizado para quem disponibiliza a própria pele para um tatuador fazer sua arte com liberdade para escolher o desenho.

“Fiz a tatuagem aqui porque o tatuador estava precisando de uma tela e eu não queria perder a oportunidade. Para mim, o significado é o momento, toda vez que olhar para a minha perna eu vou lembrar deste final de semana”.

Arno Nemitz

Tatuagem na perna de Arno Nemitz, estilo Old School. Retrata uma mulher estilo pin-up de cabelos escuros tocando saxofone, com uma flor, argolas amarelas e corações vermelhos

Assim como Arno, outros visitantes aproveitaram o Tattoo Show para marcar momentos na pele. Em meio aos diversos estandes, Michele Rodrigues decidiu fazer uma tatuagem com Renato Lima. Michele compareceu em três edições do festival e, para ela, o mais importante é “reunir todos os tatuadores e estar junto de pessoas que gostam do mesmo interesse”. Renato trabalha com tatuagem há 16 anos. Nas duas primeiras edições do evento participou como visitante, e pela sexta vez, como tatuador. Para ele, a convenção é uma oportunidade de trocar ideias. “É importante ter o contato com outros artistas para dar dicas e conversar. Aqui todo mundo tem o mesmo assunto, todos falam a mesma língua”.

Lima comparou a cena da tatuagem antiga com a atual. “A qualidade do material evoluiu muito, além da aceitação. Quando eu comecei era muito marginalizado, hoje em dia é mais status ter uma tatuagem”, avalia. Theo Pedrada também comentou sobre o momento atual da área, “a tatuagem pode ser uma forma de homenagear um momento ou alguém, mas, acredito que hoje em dia, virou uma coisa mais artística, a pessoa faz porque ela simplesmente gosta”.

Além das atividades voltadas à tatuagem, o Tattoo Show busca oferecer atrações para diferentes públicos, reunindo famílias e admiradores de outras manifestações culturais. Segundo Maga, a proposta é ampliar o alcance do evento e aproximar mais pessoas da arte da tatuagem. “É um evento de tatuagem, mas você vê famílias e crianças, além dos tatuadores. A gente traz uma feira criativa de produtos artesanais, shows com bandas, exposição de lowriders da cultura mexicana, espaço kids, praça de alimentação, é um evento completo. Então, eu sempre tento trazer mais gente para conhecer e elevar o nível da tatuagem”, explica o organizador.

Renato Lima fazendo uma tatuagem no ombro de Michele Rodrigues.
Quadro em exposição, posicionado em um cavalete sobre um tapete vermelho, retratando o rosto detalhado de um leão em tons de marrom emoldurado por complexas caligrafias e ornamentos em tinta dourada.

Nota de transparência: Para esta matéria, foi utilizada a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT (OpenAI) como apoio. Ela auxiliou na revisão e organização do texto e na elaboração do roteiro, com sugestões de perguntas para os entrevistados.

Share This:

Tags: Convenção Cultura evento Joinville Primeira Pauta Tattoo TattooShow tatuagem
Previous post
Next post

SOBRE NÓS

História
Linha editorial
Arquivo
Faculdade Ielusc

Editoriais

Cultura
Economia
Esportes
Meio ambiente
Política
Saúde
Tecnologia
Especiais

Reticências

Podcasts
Artigos
Opinião
Outros

Redes Sociais

 Nos acompanhe nas redes sociais também

Primeira Pauta Primeira Pauta