Inovação mantém rádio relevante em tempos de IA
Enquanto novas ferramentas surgem, conexão humana e confiança nos locutores permanecem fundamentais
O dia 7 de novembro, é uma das datas que se comemora o Dia do Radialista. A data foi instituída em 2006 para homenagear Ary Barroso (1903-1964), radialista e músico de sucesso. Os profissionais da rádio também festejam o dia 21 de setembro, com o dia para a categoria, data instituída em 1943, no primeiro mandato do presidente Getúlio Vargas, que sancionou uma Lei fixando o piso salarial para radialistas
O profissional radialista trabalha com os meios de comunicação, especialmente com o rádio, como o próprio nome sugere, embora possa atuar com televisão e afins. A apresentadora de TV Alese e locutora de rádio, Valquíria Miron, atua no rádio há 30 anos, levando informação através das ondas do rádio.
O rádio é um meio de comunicação incrível. Ele está em todos os lugares. Chegamos muitas vezes onde nem imaginamos e tudo isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade diária com a palavra e a informação. Comecei em rádio muito cedo e não me arrependo da minha escolha profissional”
Valquíria Miron, em entrevista para a Assembleia Legislativa de Sergipe
Rádio se reinventa diante a ascensão da inteligência artificial
O rádio está passando por transformações significativas com a ascensão da inteligência artificial (IA). Essa tecnologia redefine não apenas como as emissoras operam, mas também a experiência do ouvinte. A empresa norte-americana Futuri lançou, em 2023, a RadioGPT, a primeira plataforma de rádio do mundo alimentada por IA. O recurso usa a mesma tecnologia do ChatGPT.
Edson Júnior Vieira, conhecido como Kaleu Jr, 51 anos, radialista desde seus 17 anos, aponta que são diversas as ferramentas que podem ser usadas para “criar um locutor”. O vidnoz é uma dessas ferramentas gratuitas que ajudam até mesmo disseminar notícias falsas através de áudios e vídeos. “Ele permite clonar a voz por IA online de qualquer pessoa e criar áudios de forma realista e natural. O algoritmo analisa e gera de forma rápida e automática, a clonagem de voz escolhida com resultados de alta qualidade, você pode clonar sua própria voz ou imitar até mesmo gravar um áudio e torná-lo com a voz de famosos”.
A inteligência artificial tem revolucionado a maneira como interagimos com as máquinas. Uma dessas inovações, como mencionado, é a capacidade de criar voz de locutor com IA, uma tecnologia emergente que tem o potencial de revolucionar a relação do público com o rádio. Segundo o diretor regional da NDTV, Silvano Silva, “você até pode colocar inteligência artificial para fazer rádio, porém, ela vai ser automatizada e voltada à programação musical”. A geração de voz de locutor IA envolve o uso de tecnologias avançadas, incluindo síntese de fala e técnicas de um determinado locutor. O texto é convertido em áudio, enquanto o sistema aprende e imita a entonação, ritmo e ênfase únicos de um locutor específico.
De acordo com o Kantar Ibope Media, os brasileiros dedicam 3h55min por dia ouvindo rádio tradicional. Da audiência, 65% dizem preferir o meio de comunicação por ele trazer notícias sobre suas cidades e, segundo o Inside Áudio 2024, 58% dos ouvintes confiam no meio para se manterem informados. Para Juliana Jeremias Galvão, 43 anos, empreendedora, o aparelho é sua companhia diária.
“De manhã, quando eu acordo, já vou direto ligar o meu radinho e escutar as notícias do dia”.
Juliana Jeremias Galvão
Dessa forma, entende-se que, mesmo com os novos avanços tecnológicos, o rádio e o jornalista ainda têm credibilidade na sociedade.
Outro ponto importante é a credibilidade do meio, reforçada pela percepção de que as informações veiculadas não são falsas, conforme destacado por 50% dos consumidores da pesquisa do IBOPE. O diretor do grupo NDTV Joinville, Silvano Silva, diz que “os locutores são pessoas conhecidas pelos moradores, então o rádio tem esse diferencial exatamente por isso. Ele não é uma pessoa escondida atrás de um endereço IP na internet e sim uma pessoa que está ali. Os ouvintes sabem o endereço e isso faz a diferença na credibilidade do veículo e, obviamente, a verificação das informações é fator primordial para que isso continue acontecendo”.
Conexão além da notícia
O rádio se expande através da sua capacidade de unir o melhor de dois mundos: a credibilidade e o companheirismo do dia com o dinamismo do online. Por isso, Fabrício Vilela, locutor da NDFM e radialista, afirma que seu papel primordial é fazer a diferença na vida de seus ouvintes. “Eu prezo por alegrar o dia da outra pessoa. De repente, algo que o ouvinte precisa escutar está através da música, de um recado ou de uma informação”.
Por conta dessa conexão e companheirismo, Juliana Jeremias Galvão, 43 anos, empreendedora, prefere ouvir rádio a ouvir uma plataforma de streaming. “Na inteligência artificial a gente sente falta da emoção, da empatia, você não sente a pessoa. Já quando você conhece o locutor por trás do microfone, você sente como ele se expressa, o carisma e entende sobre o que ele está falando e absorve o sentimento que ele passa”.
A combinação das novas ferramentas digitais expande as possibilidades de interação e o alcance, apontando para um futuro promissor diante de novas tecnologias. Sua credibilidade e proximidade com o público permanecem sólidas e tudo indica que continuarão sendo essenciais para manter o rádio relevante em um mundo cada vez mais digital.