HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: JOINVILLE POR OUTRO ÂNGULO

Já tentou ver Joinville por outro ângulo?

Se você olhar de perto, vai perceber que as histórias da cidade se entrelaçam em construção popular, luta e coletividade

A cidade da indústria, na verdade, é feita de gente. Joinville mostra cada detalhe seu em suas histórias, nas associações, nos bairros, nos tradicionais restaurantes.

A Cidade da Dança, das Bicicletas, dos Príncipes, das Flores, constrói suas memórias sob um mar de gente que questiona, que luta e pede por mudanças. Que ama, que torce, que trabalha e estuda. Sempre foi assim. 

Mas como se constrói uma história? A reflexão que buscamos talvez esteja em cada canto daqui. Lá da zona norte, Dona Inês fala que “Paraíso é viver em comunidade”. Na reportagem de abertura da série,Projetos Sociais transformam vidas no bairro Jardim Paraíso, assinada pelos repórteres Beatriz Sá e Willian Camposa entrevistada relata por meio dos olhos de quem entende, as vivências no Jardim Paraíso, bairro periférico muitas vezes discriminado pela mídia e pela sociedade joinvilense.

Na segunda reportagem, Poder da comunidade: o impacto da Amorabi, produzida por Lara Donnola Rodrigues e Luis Felipe Marquesa gente atravessa a cidade. Lá no Itinga, zona sul, vai encontrar a Amorabi, uma associação construída pelo povo, para o povo, e tema. Localizada logo em cima do CEI Vovó Juliana, a Amorabi respira cultura e arte e reflete um bairro que sempre lutou pelos seus.

Ainda lá pela zona sul, as repórteres Luiza Helena e Maiza Carvalho apresentam na reportagem Valorização da herança cultural a Sociedade Kênia Clube, no bairro Floresta, um espaço que fortalece a cidade de cultura, arte, dança, carnaval e samba mostrando que Joinville também é negra. 

Da vivência das periferias, a gente pega um ônibus com o repórter Patryck Vinicius Cachoeira, que assina a quarta reportagem da série – Existe transporte público em Joinville? – e vem para o Centro. Daí é só descer na João Colin para comer uma empada na Jerke, um dos espaços mais tradicionais da gastronomia da cidade. Só que se quisermos aquele pastelzinho, vamos ter que voltar para a zona norte e passar lá no Rio da Prata. Que tal? Foi isso que fizeram as repórteres Malu da Silva e Stephanie Pierri Dumke em Do Fogão à Tradição, a quinta reportagem da série.

A cidade também é feita de incertezas! Os boxistas do Mercado Municipal enfrentam seus próprios desafios, burocracias, falta de eventos e um destino ainda desconhecido frente às possibilidades de concessão que preocupa os comerciantes. E foi com o objetivo de olhar para essa realidade que , na reportagem Mercado Público de Joinville: rumo à concessão público-privada 

Das incertezas de Joinville, talvez o Joinville Esporte Clube seja uma das mais intensas. Intensas e complexas, pois o amor da cidade pelo tricolor é inquestionável, como verificam os repórteres Niro SouzaVinicius Tóffoli emPalco de um casamento perfeito, Arena Joinville completa 20 anos de história e união. Em 2024, a casa do JEC, a Arena Joinville, completa duas décadas e traz consigo toda história como um verdadeiro marco para o esporte joinvilense.

E claro, Joinville também vive na saudades! Alguém ainda lembra dos filmes que rodavam no Cine Colon e no Cine Palácio? Se você não lembra ou não teve oportunidade de vivenciar esse período, a reportagem Luzes, Câmera, Joinville: uma viagem cinematográfica, assinada por Nicole Medeiros e Sandy Mahls, conta Antes de entrar nos corredores dos shoppings, o cinema de rua reunia gente em Joinville, dos mais jovens aos mais velhos, todos que gostavam de apreciar bons momentos, entre um turno de trabalho e outro.

Histórias e memórias: Joinville por outro ângulo é uma série de reportagens especiais, produzidas na disciplina Webdesign, ministrada pelo professor Hendryo André para a 7ª fase do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc. Sob a edição da discente Bárbara Adriana Siementkowski, os textos buscam nos resgates locais refletir as mudanças, o comportamento e a vida do povo joinvilense. 

As reportagens originalmente foram produzidas para a 169ª edição impressa do Primeira Pauta, o jornal laboratório da faculdade Ielusc, produzido na disciplina Jornal Laboratório II, ministrada pelo professor Sandro Lauri da Silva Galarça.

Pega sua zica, seu pedaço de cuca e uma boa xícara de café e seja bem-vindo a Joinville, a cidade que é feita de tudo e de todos, cheias de detalhes, nuances e uma história que vale a pena ser explorada.

Boa leitura!

Leia também

#1 - Vidas transformadas no bairro Jardim Paraíso

Iniciativas em educação, esporte e cultura fortalecem comunidade local

#2 - Poder da comunidade: o impacto da Amorabi

Desde 1981, associação traz cultura e educação para quem não tem acesso

#3 - Valorização da herança cultural

Novos olhares sobre a população negra potencializam o patrimônio histórico
Histórias e memórias: joinville por outro ângulo
Série de reportagens produzida por estudantes do sétimo período do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc durante o primeiro semestre letivo de 2024 nas disciplinas Jornal Laboratório II (Sandro Lauri da Silva Galarça) e Webdesign (Hendryo André)
Edição final

Bárbara Adriana Siementkowski

SOBRE NÓS

Primeira Pauta é o jornal-laboratório produzido pelos estudantes do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc. 

EDITORIAS

RETICÊNCIAS

Redes Sociais

 Nos acompanhe nas redes sociais também

©2024. Todos os direitos reservados.