Homem é flagrado jogando entulho em área já saturada de lixo em Joinville
Mesmo com opções de descarte de resíduos na cidade, há lugares sendo usados irregularmente para despejo de entulho
Neste domingo (13), um homem foi flagrado por moradores despejando resíduos em um terreno particular localizado na zona Sul de Joinville
No momento da ação, José de Souza, morador das proximidades há 20 anos, abordou o homem questionando sua atitude. O homem, que não se identificou, justificou sua ação dizendo que mora a cerca de um quilômetro do local de onde estava despejando o lixo. Ele afirmou que opta por jogar os resíduos ali porque perto de sua casa não há mato e que, além disso, é conveniente porque depois colocam fogo nos entulhos. Ele estava despejando papelão, um varal de roupa e um grande saco de lixo rasgado, somando-se a outros entulhos já acumulados no local, como restos de construção, sofás e cadeiras.
“É preocupante e desumano, não é só lixo que jogam. Tem dias que há animais mortos naquela área e quem passa por ali sente o mal cheiro”, conta a moradora da área Loreci dos Santos. O terreno particular localizado no bairro Boehmerwaldt, mais conhecido como Escolinha, é parte da rotina de muitos moradores, principalmente de pais e alunos que utilizam a rua como trajeto para ir e voltar da escola. A área, caracterizada por ser plana e com pouco movimento, é um espaço comum para as crianças e adolescentes, que frequentemente andam de bicicleta, jogam bola e soltam pipa nas proximidades, apesar dos entulhos acumulados.
A enfermeira Elaine Meneghelli ressalta os sérios riscos que a convivência próxima a terrenos com entulho representa para a saúde. Segundo ela, esses locais podem se tornar focos de vetores de doenças, como mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya, além de roedores, que propagam leptospirose. Elaine também menciona os riscos de acidentes com materiais cortantes ou perigosos, como vidros e metais enferrujados, e a possibilidade de as crianças terem contato involuntário com o local ao brincar nas proximidades. “Nesse caso, esses entulhos acabam sendo queimados, expondo os moradores à fumaça tóxica, o que pode agravar ainda mais os problemas de saúde,” conclui.
Descarte de resíduos
Para garantir um descarte adequado de resíduos, os moradores de Joinville podem consultar uma área específica do site da Prefeitura, disponível aqui. Nele é possível encontrar informações detalhadas sobre como separar e destinar corretamente os materiais. É fundamental seguir as orientações disponíveis, que incluem desde o descarte de resíduos de construção até produtos recicláveis e orgânicos.
Ainda segundo a Prefeitura de Joinville, a denúncia de poluição do solo pode ser feita por qualquer cidadão que identifique situações como esgoto irregular, produtos químicos, depósito inadequado de resíduos sólidos etc. Para mais informações sobre como proceder com a denúncia, acesse o link: https://www.joinville.sc.gov.br/servicos/denunciar-poluicao-do-solo/