Zaia Freire lança “Valsa Tropical” com pocket show e videoclipe em Joinville
Valsa Tropical é a primeira faixa do novo EP de Zaia e marca uma nova fase na carreira do artista, com influências da MPB e uma colaboração com músicos renomados.
O cantor e compositor Zaia Freire apresenta ao público, neste domingo (1), seu mais novo trabalho musical, “Valsa Tropical“, com um pocket show gratuito no Memorial da Bicicleta, em Joinville. A canção será lançada nas plataformas digitais e acompanhada de um videoclipe que mostra a beleza e os pontos turísticos da cidade. O projeto, que faz parte do segundo EP do artista, foi viabilizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, que destaca a importância do incentivo à cultura no fomento de produções audiovisuais independentes.
Izaías de Souza Freire, 47 anos, natural de Jesuítas (PR), chegou a Joinville nos anos 1990 junto com a família, atraídos pela cidade, que era vista como um polo de oportunidades para imigrantes paranaenses. Conhecido artisticamente como Zaia — apelido que herdou na infância —, ele é reconhecido por misturar influências da MPB com sonoridades contemporâneas. A música “Valsa Tropical” integra o segundo EP de Zaia, também intitulado Valsa Tropical, com lançamento previsto para 6 de dezembro. Composta em 2023, a faixa mostra o amadurecimento do artista e o desejo de explorar novos caminhos na MPB. O som tem a participação da cantora Rafaela Antonioli que complementa a performance de Zaia, criando um diálogo musical. “A ideia do dueto sempre foi uma voz masculina e feminina, para expressar essa troca, essa cumplicidade que transparece na letra”, explica o cantor.
Rafaela Antonioli, parceira de Zaia no dueto de Valsa Tropical, destacou a conexão pessoal e musical que compartilha com o artista, fruto de uma amizade de mais de 15 anos. “Quando ele me mostrou a música, eu me apaixonei imediatamente. Não pensei duas vezes em gravar com ele, porque sabia que seria um sucesso. A gente sempre teve muita sintonia, tanto dentro quanto fora do estúdio”, comenta a cantora, que ja colaborou com o artista em outros projetos.
O videoclipe, dirigido por Renan Bett, foi filmado em pontos turísticos de Joinville, como o Mirante e o Parque Hemero, que serviram de plano de fundo para as imagens poéticas que sustentam a proposta visual da canção. As gravações ocorreram em um dia ensolarado, exigência do diretor para capturar o nascer do sol na Baía da Babitonga e enfatizar a natureza tropical que permeia tanto a música quanto as imagens. Bett, que também foi responsável pela direção do videoclipe de Meu Baião de Zaia, conta que a inspiração para a estética do clipe veio diretamente da música. “Sempre que escuto a canção, ela me guia. A ideia era trabalhar com takes mais longos e focar nos detalhes, nas cores quentes e nas paisagens que captam a leveza e a intimidade da música”, revela o diretor.
Veja o clipe de “Meu Baião” de Zaia Freire
Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo apoia a produção local
A produção do videoclipe foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo 2023, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville, que reforça importância do apoio governamental para a realização de projetos culturais no Brasil. A utilização desses recursos mostra como as leis de incentivo à cultura podem ser um ponto de virada para artistas independentes, permitindo a criação de produtos audiovisuais de alta qualidade e amplificando a cena autoral local.
“Sem o apoio da Lei Paulo Gustavo, muitos projetos audiovisuais de grande qualidade simplesmente não sairiam do papel. Essa lei não só facilita a criação artística, mas também gera um impacto significativo na economia criativa das cidades. No caso de Joinville, podemos ver como a cidade e seus artistas estão sendo projetados para o Brasil e para o mundo”, explica o diretor do videoclipe, Renan Bett.
Zaia corrobora o argumento. “Esse tipo de incentivo abre portas para os artistas independentes e possibilita a criação de conteúdos que, de outra forma, não teriam a visibilidade que merecem. É fundamental que o setor público continue investindo na cultura e no fomento à arte, porque isso reflete diretamente na qualidade dos projetos e no fortalecimento da cena musical brasileira”, afirma Zaia.
A escolha dos pontos turísticos da cidade não é mera coincidência. Para Renan Bett, mostrar Joinville como cenário é essencial para contextualizar a música e conectar o público à identidade do artista. “As imagens aéreas de Joinville no clipe são fundamentais para dar esse carimbo à cidade e mostrar aonde o Zaia e outros artistas da cidade estão criando. É uma forma de levar o nome de Joinville para o mundo”, explica.
Veja a prévia do videoclipe
Além da exibição do videoclipe, o pocket show de lançamento promete agitar o público com muito MPB. Com a proposta de acontecer no final da tarde, o evento combina com a atmosfera tropical da música. O show será uma oportunidade para o público se conectar diretamente com a energia da produção, num momento de celebração da arte local.
Vale lembrar que o pocket show, será realizado em um espaço cultural como o Memorial da Bicicleta, e reforça a ideia de Zaia em se conectar com a comunidade e mostrar a qualidade da produção artística joinvilense.
“A música é para todos e o objetivo é compartilhar com a cidade e com o público em geral um trabalho que nasceu da nossa própria cultura, do nosso chão”.
Zaia Freire, cantor e compositor
Rodrigo Domingos, assessor de comunicação de Zaia, fala sobre a relevância do projeto para a cidade e para artistas locais. “O Zaia sempre se cercou de uma equipe de alto nível, com músicos como Gabriel Vieira, Bebê Kramer e Roger Felten, que são conhecidos e respeitados em todo o Brasil. A preocupação com a qualidade sempre foi uma marca registrada do trabalho dele. E esse videoclipe, que mostra Joinville em toda a sua beleza, é uma forma de colocar a cidade no radar cultural nacional e internacional”, afirma.
A prévia do lançamento de “Valsa Tropical” também repercutiu entre artistas da cena cultural de Joinville. Edwin de Paula, músico e produtor, elogiou o trabalho em suas redes sociais: “Que projeto lindo! O colorista do vídeo mandou muuuuuito, o trabalho gráfico tá perfeito – e, quanto à música, nem precisa ouvir pra saber que é de qualidade! ❤️ Parabéns”.
“Valsa Tropical” é uma obra que mistura o talento de artistas de Joinville com o poder de leis de incentivo que fazem a diferença na vida de quem vive da arte. Zaia Freire promete mais um marco em sua carreira e para a cena musical de Joinville.
Ficha técnica
Composição, voz e roteiro: Zaia Freire
Participação especial: Rafaela Antonioli
Acordeom: Bebê Kramer
Bandolim: Roger Felten
Produção: Gabriel Vieira (Estúdio Araruna)
Direção e cinematografia: Renan Bett – Madrigal Filmes
Storybord: Mariana Gretter
Captação: Tayson Bett (Madrigal), Gabriel Bazt (Alfazema fotografia e audiovisual) e João Vinícius Thomazzi (Ilógico estúdio)
Drone: Cassio Fernandes
Capa do single: Cassio Fernandes
Foto: Renan Bett
Serviço
Pocket show e lançamento do videoclipe ”Valsa Tropical”, de Zaia Freire
Data: 1º de dezembro (domingo)
Onde: Memorial da Bicicleta – (anexo à Estação da Memória) Rua Leite Ribeiro, s/nº – Anita Garibaldi, Joinville – SC
Horário: 18h
Entrada gratuita
Ouça Zaia Freire no Spotify.