
Itapoá vive feriado como prévia da temporada
Para os comerciantes Itapoaenses, o feriado de 7 de setembro é visto como uma prévia do fluxo de visitantes que a cidade litorânea deve atrair durante os meses mais quentes do ano. Embora caia em um domingo, o feriado pode ter efeitos significativos para o comércio, graças ao feriado da padroeira de Curitiba em 8 de setembro, que pode estender a estadia dos turistas na cidade até a segunda-feira.
Para os comerciantes locais, as expectativas oscilam entre otimismo moderado e cautela, dependendo do tipo de negócio e das experiências passadas com feriados semelhantes.
Eliank Zimermann, proprietário da Naturen Produtos Naturais, vê o momento como uma oportunidade de aprendizado. Com a loja aberta há apenas um ano e quatro meses, ele ainda está conhecendo o comportamento do público nesses períodos. “No feriado do ano passado não houve um impacto grande nas vendas, mas tivemos um aumento de 15% durante a temporada. Para este feriado, não fiz nenhuma preparação específica, mas já comecei a aumentar o estoque visando o verão”, conta.
Por outro lado, Iraci Soares da Silva, da tradicional NN Presentes, que atua há 15 anos em Itapoá, tem expectativas mais baixas. “Como o feriado esse ano caiu no domingo, não espero muito movimento. No ano passado o resultado foi positivo, mas levando em consideração a atual situação financeira do país, este ano deve ser diferente”, relata.
Alguns comerciantes optaram por não abrir durante o feriado. É o caso de Maria Gouveia Fantin, da Bela Pele, tradicional loja de cosméticos com 15 anos de mercado. “Como a loja vai estar fechada no domingo, não esperamos movimento neste feriado. Estamos mais focados em nos preparar para a temporada de verão do que para datas pontuais como essa”, afirma. Sobre as expectativas e a preparação para o verão, Maria explicou que levando em consideração os resultados da temporada passada, em que teve um aumento de cerca de 20% no faturamento, espera um crescimento semelhante ou até superior neste ano. Para isso, já está atualizando o estoque, buscando preços mais competitivos e planejando diversas promoções para atrair novos clientes.
Já Margareth Zeniewicz, do Brechó Quase Novo, vê o feriado como uma boa oportunidade, mesmo que sua loja também esteja fechada no domingo. “Na segunda-feira abriremos normalmente, e sabemos que muitos dos nossos clientes de Curitiba pretendem estender estadia até esse dia. Então, mesmo com a loja fechada no dia do feriado, esperamos um aumento nas vendas”, explica. Para aproveitar o momento, Margareth está promovendo lives promocionais no Instagram da loja que acontecem todas às segundas e sextas-feiras pontualmente às 19 horas, com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Apesar das opiniões distintas, os comerciantes concordam que o comportamento do consumidor neste feriado pode sinalizar o que esperar da próxima temporada. Em uma cidade como Itapoá, onde o turismo é uma de suas principais fontes de renda, qualquer movimento adicional é uma chance de preparar o terreno para os meses mais esperados do ano.