Paróquia promove festa para o Dia das Crianças e homenageia Nossa Senhora Aparecida em Joinville
Festa na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus celebra Dia das Crianças com diversão, fé e união da comunidade
Neste sábado (11), a Igreja Católica Santuário Sagrado Coração de Jesus realizou uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, que é celebrado hoje (12), juntamente ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O evento teve início às 12h e reuniu centenas de pessoas, entre elas visitantes e voluntários.
A programação contou com atrações como pintura de rosto, cama elástica, infláveis, tênis de mesa, palhaços e outros. A festa se estendeu durante toda a tarde e foi encerrada às 16h com a tradicional missa das crianças.

“Eu já participei de várias festas aqui no sagrado, e comparado com o ano anterior esse ano há mais gente e está sendo muito legal. É incrível ver como as crianças ficam felizes quando a gente brinca, quando a gente dá atenção para elas”, cita a voluntária Alana Moreira.
Organizado pela igreja, o evento teve apoio de dezenas de fiéis que reforçaram os valores de solidariedade e união da comunidade. “A gente se envolve a semana toda, seja na cozinha, ou nas compras. Sexta-feira tem geralmente em torno de 10 pessoas para fazer os preparativos para a festa, e hoje tem bastante ajuda e todos são voluntários”, conta Catia Regina Moreira Maia, coordenadora do evento.
A festa foi além da diversão, tornou-se um momento de fé e afeto, unindo a comunidade para festejar a infância e renovar a devoção à Padroeira do Brasil. “Eu frequento há mais ou menos um mês essa igreja, e é a minha primeira vez aqui nessa celebração. Mas está sendo muito legal ver muita criancinha correndo pra lá e pra cá. Pretendo vir mais vezes”, explica o visitante Lucas Gabriel Borges Camargo.
Fé que transforma
Celebrada em todo o país no dia 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida é reconhecida como a padroeira do Brasil e símbolo de fé e esperança para milhões de devotos.
A história dela se inicia em 1717, quando três pescadores encontraram a imagem da santa no Rio Paraíba do Sul enquanto viviam um período de escassez de peixes. Após a encontrarem, a escassez chegou ao fim, marcando o início de uma devoção que atravessa séculos.
Para Edna Paini Lipinski, o evento foi mais do que apenas uma celebração, foi um momento de reencontro e gratidão. Voluntária, mãe e devota a Nossa Senhora Aparecida, Edna conta possuir uma forte ligação com a igreja após viver um milagre com seu filho Gustavo Lipinski. “Há 24 anos eu tive meu filho. Ele nasceu com um probleminha no pulmão devido a demora no parto. Assim que eu ganhei alta do hospital, eu pedi para que o meu marido parasse na primeira igreja que visse, e nós paramos aqui. Entramos na capelinha de Nossa Senhora, e eu pedi para que ela curasse meu filho que estava internado na UTI entre a vida e a morte. Nossa Senhora me deu esse milagre e por isso, todo ano eu trago rosas brancas para ela em agradecimento pela vida do meu filho”, finaliza Edna.
Quando a fé fala com as crianças
Encerrando a tarde de celebrações, a missa das crianças reuniu dezenas de famílias na igreja. Conduzida pelo padre Rodrigo Bento, a celebração foi leve e participativa com uma linguagem simples voltada aos pequenos. Contando também com a presença de fantoches no altar, um coral infantil e liturgias feitas integralmente por crianças.

Entre os destaques da celebração houve a entrada de uma menina vestida de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu o corredor central simbolizando pureza, fé e a proteção da padroeira. O gesto reforçou o verdadeiro significado da data: celebrar a infância com devoção e amor.
Durante a missa, também houve sorteio de presentes para as crianças e a entrega de brindes ao final da celebração.